Secretário de saúde mostra apoio à médico cubano de Candiota - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Secretário de saúde mostra apoio à médico cubano de Candiota

Secretário de saúde mostra apoio à médico cubano de Candiota

Share This
"Ele optou pela vida, ao invés de seguir o que propõe a lei", disse Diego Espíndola.

Um caso ocorrido no dia 02 de fevereiro, na cidade de Candiota, pode resultar na extradição de um  médico cubano, integrante do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

O médico Maikel Ramirez Valle, foi denunciado à Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério da  Saúde e Conselho Regional de Medina, por atender um caso de emergência, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquele município.
Neste domingo (09), a reportagem do Mundo Piratini, procurou o secretário de saúde do município, Diego Espíndola, para comentar o acontecimento na cidade vizinha.
Espíndola, que é vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de  Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS), defendeu a ação de Valle, justificando-a devido a urgência do atendimento. "Ele tinha duas opções à decidir, e optou por salvar uma vida e isto é louvável", pressupôs.
O secretário esclareceu que ao contrário de outras cidades, em Piratini não houve represálias nem contestações por parte de outros profissionais da área. "Fora uma única exceção, ninguém mais se impôs contra a vinda do Álvaro", relata.
Diego ressaltou uma nota de apoio a Candiota, distribuída pelo presidente do COSEMS-RS, Luís Carlos Bolzan, secretário de saúde  de Novo Hamburgo.
Procuramos o médico cubano que atende na Unidade de Saúde da Família (UFS), da Vila do Cancelão, Álvaro Mustelier Gomez, porém fomos informados pelo coordenador do programa em Piratini, Luiz Fernando Taddei, que Gomez está proibido de conceder entrevistas à imprensa sobre o assunto.

Abaixo, leia a nota completa divulgada pelo COSEMS-RS
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) manifesta apoio à Secretaria Municipal da Saúde de Candiota, na questão que envolveu o atendimento realizado por um médico intercambista do programa Mais Médicos no dia 2 de fevereiro de 2014. A decisão da Secretaria, em atender uma urgência com o objetivo de preservar a vida, mostrou seu comprometimento com a saúde da população.
O COSEMS/RS lamenta as reiteradas posturas corporativistas que menosprezam o direito inquestionável ao atendimento à população e atacam, sistematicamente, o serviço público de saúde, demostrando descomprometimento com a saúde e a preservação da vida. Tais investidas, desprovidas de elementos capazes de contribuir na melhoria do sistema, tentam, sucessivamente, acuar os gestores municipais de saúde.
É lamentável que acusações que careçam de comprovação, ganhem destaque como se fossem verdades absolutas, estando apoiadas na simples reprodução de uma fonte com interesses particulares.
O COSEMS/RS defende o Mais Médicos por ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e apoia a atividade dos profissionais bolsistas do programa, sejam eles da nacionalidade que forem, que se dispõem a atender a população que necessita de mais acesso aos serviços médicos no Brasil.
http://www.mundopiratini.com.br/2014/02/secretario-de-saude-mostra-apoio-medico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages