Médico cubano a caminho do município - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Médico cubano a caminho do município

Médico cubano a caminho do município

Share This
O Ministério da Saúde anunciou que, em março, cerca de 2,8 mil novos profissionais cubanos passarão a atender no Brasil, por meio do programa Mais Médicos. Deste total, 229 serão destinados para o Rio Grande do Sul. Pinheiro Machado será um dos municípios beneficiados com um profissional cubano.

O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, mesmo salientando a confirmação, disse que o Executivo ainda negocia com o Ministério da Saúde. “Nós estamos tentando trazer, pelo menos, mais três. Estamos ampliando nossa área de atuação, como nos quilombos e, por isso, acredito que possamos viabilizar a destinação de mais médicos”, relata. Segundo Ronaldo Madruga, uma reunião, em Porto Alegre, será agendada para discutir sobre o assunto nos próximos dias.

Ronaldo Madruga defende que Pinheiro Machado tem uma demanda pequena, na atualidade, e precisa ampliar a capacidade de atuação “principalmente na zona rural”. Hoje, de acordo com ele, cinco profissionais garantem os serviços nos postos de saúde.

Sobre a destinação do profissional já confirmado, o mesmo apenas disse que já tem definido o local onde ele irá atuar. “Mas que ainda não será divulgado, por uma questão estratégica”, argumenta.

Dos 5.839 profissionais estrangeiros que atuam no Mais Médicos, 5.400 são cubanos. Eles chegaram ao país por meio de um acordo do governo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde para as Américas. A meta oficial é ter, até março de 2014, 13 mil profissionais trabalhando nos municípios que aderiram ao programa. Cada médico do programa recebe bolsa no valor de R$ 10 mil mensais.

http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/saude/index.php?noticia=9823

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages