Horário de verão representa 5% de economia de energia no Sul do Estado - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Horário de verão representa 5% de economia de energia no Sul do Estado

Horário de verão representa 5% de economia de energia no Sul do Estado

Share This
O horário de verão termina hoje (sábado). À meia-noite, será preciso atrasar o relógio em uma hora. As noites, assim, passam a ser mais longas. Foram 119 dias com um horário que busca, sobretudo, a economia de energia elétrica em horários de pico. Conforme o gerente regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica, Nilson Costa, o horário 2013/2014 representou uma economia de 4,5% a 5% (em 2013 esse também foi o percentual de economia). 

Ainda se trata de uma estimativa. As informações oficiais serão divulgadas na próxima semana. Vale destacar que o objetivo do horário de verão é a economia entre às 18h e às 21h. Contudo, nos últimos cinco anos foi possível verificar que o pico de consumo ocorre das 14h às 15h. Isso em decorrência das altas temperaturas. 

O verão 2014, por exemplo, foi atípico, com temperaturas cuja sensação térmica ultrapassou os 40ºC. Costa destacou que a região Sul, mais uma vez, alcançou recordes de demanda entre os meses de janeiro e fevereiro. É claro que a demanda entre às 18h e às 21h ainda é considerável e, por isso, é possível obter índices de economia de energia consideráveis. Para se ter uma ideia, R$ 400 milhões deixaram de ser investidos em decorrência da economia – isso considerando todo o país. Se o horário de verão não fosse adotado, seria preciso investir em energia térmica, que é mais cara. 

Sobre as quedas de luz que ocorreram entre os meses de dezembro e janeiro, o gerente explicou que a demanda não pode ser culpada. Acontece que Candiota, que sustenta o sistema sul, estava em manutenção. O sistema interligado, assim, apresentou falhas e, como consequências, ocorreram apagões, o que já foi normalizado. O gerente fez um apelo à população: lembrou que mesmo com o fim do horário de verão, é possível economizar. “É preciso usar a energia elétrica de forma consciente, evitando o desperdício”, argumenta. 

Ele destacou que a população pode contatar a CEEE por meio do telefone 0800 721 2333. Também por SMS – quando é necessário comunicar falta de luz: basta enviar uma mensagem para o número 27 307 com a palavra LUZ no corpo do texto. A ideia é agilizar o atendimento tanto na zona urbana como na rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages