Confirmado: Hulha Negra e Pinheiro Machado receberão um médico cubano cada - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Confirmado: Hulha Negra e Pinheiro Machado receberão um médico cubano cada

Confirmado: Hulha Negra e Pinheiro Machado receberão um médico cubano cada

Share This
O Ministério da Saúde anunciou que, em março, cerca de 2,8 mil novos profissionais cubanos passarão a atender no Brasil, por meio do programa Mais Médicos. Deste total, 229 serão destinados para o Rio Grande do Sul.
Na edição de ontem, a FOLHA do SUL antecipou que Bagé seria contemplada com um novo profissional (agora serão mais seis) por intermédio da iniciativa federal. Contudo, outros dois municípios da Campanha gaúcha também serão beneficiados.
Hulha Negra, por exemplo, receberá seu primeiro profissional via Mais Médicos. A notícia foi comemorada pelo prefeito Erone Londero, ao ser comunicado sobre o fato pela reportagem. Ele disse que o município demandava por mais profissionais. “Hoje, temos três médicos atuando. Mas para atender a nossa proposta de ampliar a capacidade do SUS (Sistema Único de Saúde) precisamos mais. O ideal seria uma rede com seis médicos atuando”, argumenta.
Londero destaca que o município se credenciou no programa no final do ano passado. “Estamos buscando dois profissionais. Este já anunciado será destinado para atender nas comunidades rurais, que é onde a demanda é maior”, antecipa.
Ele adianta, também, que o Executivo aguarda mais um profissional através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), além de buscar, por recursos próprios, a contratação de um pediatra. “A que tínhamos atendendo no setor acabou saindo no final de janeiro. Agora, estamos negociando a reposição”, comenta.

À espera de mais
Outro município que será beneficiado com um profissional cubano será Pinheiro Machado. O prefeito em exercício, Ronaldo Madruga – que acumula a função de secretário de Saúde –, mesmo salientando a confirmação, disse que o Executivo ainda negocia com o Ministério da Saúde. “A gente está buscando, pelo menos, mais três. Estamos ampliando nossa área de atuação, como nos quilombos e, por isso, acredito que possamos viabilizar a destinação de mais médicos”, relata. Segundo ele, uma reunião, em Porto Alegre, deve ser agendada para discutir a proposta nos próximos dias.
O gestor defende que o município tem uma demanda reprimida, na atualidade, e precisa ampliar a capacidade de atuação “principalmente no interior”. Hoje, de acordo com ele, cinco profissionais garantem os serviços nos postos de saúde.
Sobre a destinação do profissional já confirmado, Madruga apenas disse que já tem definido o local onde ele irá atuar. “Mas não queremos divulgar, ainda, por uma questão de estratégia”, argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages