Trabalhadores da CRM entram em estado de greve - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Trabalhadores da CRM entram em estado de greve

Trabalhadores da CRM entram em estado de greve

Share This

 Cerca de 350 trabalhadores da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Candiota, paralisaram os serviços em frente à sede da empresa. Os funcionários foram convocados pelo Sindicato dos Mineiros, em assembleia, para tratar várias pautas, entre elas, a retirada de 30% do salário, equivalente a periculosidade e insalubridade.
Na ocasião, os trabalhadores votaram e, desde ontem, estão em estado de greve, ou seja, a qualquer momento podem entrar em greve. Na quarta-feira, às 8h, haverá mais uma assembleia para tratar de acordos coletivos. Às 10h, os trabalhadores aguardam membros da diretoria da CRM para uma negociação. Caso isso não aconteça, a tendência é que, a partir daí, seja deflagrada greve por tempo indeterminado.
Conforme o diretor financeiro do sindicato, Hermelindo Ferreira, a surpresa foi quando, na última terça-feira, o sindicato foi informado da instrução de serviço da empresa, cortando a periculosidade do salário dos trabalhadores. “Isso equivale a 30% no vencimento de cada funcionário. Há 26 anos esse valor é incorporado no salário. Até então tínhamos boa relação com a empresa. Porém, eles querem que o trabalhador produza, mas tiram os benefícios. Não funciona assim”, completa.
Segundo Ferreira, além deste último posicionamento da empresa, uma pauta que está sempre ativa nas assembleias é a terceirização. “O sindicato reivindica há mais de oito anos que sejam retiradas as terceirizadas. Cerca de 80% da arrecadação da CRM é repassada para este tipo de serviço.  Com o corte na periculosidade, eles economizam R$ 270 mil, porém gastam mais de R$ 7 milhões com as terceirizadas. Quem sofre as consequências é o trabalhador, e onde deveriam cortar os gastos não cortam”, salienta.
O presidente do sindicato, Wagner Lopes Pinto, enfatiza que a categoria quer trabalhar, mas não aceita o corte de 100% da periculosidade de 350 funcionários. “Sabemos que uma greve afeta muito a produção da empresa. Porém, se não houver outra maneira, é isso que vai acontecer. Caso paralisarmos, ainda não decidimos se cumpriremos a legislação mantendo alguns funcionários trabalhando ou se paralisaremos totalmente”, comenta.
O presidente afirma que todos fazem seu orçamento familiar e esse é um dinheiro que fará muita falta para os trabalhadores. “Temos muitas pessoas que são de outras cidades. Que abandonaram outros serviços porque aqui era pago um valor melhor. E agora querem diminuir? Isso é contra a lei. Foi uma decisão unilateral. E nós lutaremos contra até o fim”, argumenta.
O líder sindical salienta que o carvão da CRM é que vai alimentar as usinas que estão sendo construídas. “Então, que não venham dizer que vão realizar corte de pessoal. Enquanto o último terceirizado não sair de dentro da empresa, não aceitamos a demissão de nenhum de nossos trabalhadores. A maior empreiteira que trabalha aqui é a Fagundes. Não temos nada contra ela e seus trabalhadores. Mas vamos lutar para que saiam”, destaca.
Pinto diz que, em 2015, foi até o Ministério Público (MP) para denunciar que empresas terceirizadas estavam recebendo um valor injusto. “Apresentamos notas de máquinas trabalhando 24h por dia, sendo que não trabalham nem 18h. O MP me informou que não tinha efetivo para fiscalizar”, relata.
De acordo com o funcionário Edson Budó, a empresa decidiu que a periculosidade será conforme laudo, ou seja, somente alguns ganharão. “Não aceitamos isso. Quando publicaram o edital para o concurso, constava que a periculosidade seria para todos os funcionários. Isso acontece há mais de 20 anos. E se houver cortes de trabalhadores, que seja das terceirizadas. Chegou a hora da categoria se unir e lutar pelos nossos direitos”, afirma.

Outro lado
A assessoria de comunicação da CRM informou que sempre prioriza seus funcionários. Em relação as terceirizações, a diretoria afirma que os contratos obedecem os critérios da lei das licitações -(8666/93). A respeito do corte da periculosidade, a CRM comenta que foi o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) quem exigiu que somente trabalhadores que tenham esse direito recebam. Até então, todos recebiam, independente do cargo.
Sobre a paralisação de ontem, a diretoria da CRM informou que sabe que ocorreu uma assembleia, promovida pelo Sindicato dos Mineiros de Candiota. Porém, até o momento, a empresa não foi notificada oficialmente de decisões ocorridas na assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages