Ex morador de Pinheiro Machado publica lindo depoimento relacionado ao Município em Rede Social - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Ex morador de Pinheiro Machado publica lindo depoimento relacionado ao Município em Rede Social

Ex morador de Pinheiro Machado publica lindo depoimento relacionado ao Município em Rede Social

Share This

Na terça (25), um fato importante chamou a atenção da redação do Blog PINHEIRONLINE. O fato é relacionado a publicação de um homem, ex morador de Pinheiro Machado, cujo nome na Rede Social Facebook refere-se à "Ridgway Ávila Veiga".

O mesmo em depoimento, relata sua vinda a Pinheiro Machado após um longo tempo, onde em várias linhas, descreve um pouco do antes e depois da cidade.

Confira o depoimento:

"Pinheiro Machado

Depois de muitos anos ausente, em um sábado do mês de maio, pela manhã, entro no trevo, orientado por uma seta, na cidade de Pinheiro Machado. Fui recebido com muitas lagrimas caídas do céu. Não sei se foram de alegria ou de tristeza.

A cidade escondia-se sob uma cortina de uma chuva fina e fria. Notei que a cidade estava triste ou envergonhada pela presença de um dos seus filhos que lhe abandonou há muitos anos e devia lhe uma visita. Aos poucos fui invadindo sua intimidade e descobrindo que continuava a mesma, pacata e silenciosa. Os seus caminhos continuavam quase os mesmos, tinha mudado muito pouco.

A pavimentação das ruas continuava de paralelepípedos, onde as carroças deram lugar para os carros. O coração da cidade,“a praça”, continua a mesma, com algumas diferenças. Estava abandonada, nem uma alma circulava pelas passarelas que cortam sua majestosa beleza. As únicas almas vivas eram alguns cachorros que se protegiam da chuva sob uma árvore.

Os bancos, jururus, esperavam vazios a espera de alguém para lhe oferecer um pouco de calor em troca de um descanso confortável. As pedras bancas que cortavam a praça de ponta a ponta refletiam a iluminação das fracas lâmpadas. As sombras das árvores cobriam a praça de escuridão protegendo aqueles que procuram abrigo em seus galhos. Na igreja badalava o sino anunciando a missa do fim do dia, início da noite.

A prefeitura, onde governou grandes prefeitos, com suas portas e janelas fechadas informava que nesse dia não existe expediente. O cine lux, cinema onde foram exibidos grandes filmes, foi abandonado.

O Clube Comercial, dos anos 60 e 70 o mais badalado da cidade, tinha perdido o seu encanto. Suas portas continuavam abertas, mas a sua mesa de bilhar, que era concorrida por ases do taco, suas caçapas estavam vazias a espera de uma bola. Muitas casas foram trocadas de dono e muitas abandonadas, mas continuavam com sua arquitetura desafiando o tempo.

O Grupo Escolar Hipólito Ribeiro, onde passou grandes professores que deram base para grandes personagens ilustre, que hoje fazem história por este e outros países, teve progresso, aumentou suas salas de aulas e continua investindo em seus professores.

A Rua Rio Branco continua comprida como sempre, mas a casa onde morei, estava tão desbotada que aquela cor não pertencer ao arco íris. A Avenida de Eucaliptos que era de chão batido foi coberta por pedras para melhorar o caminho para os ilustres moradores que irão descansar em paz, na sua última morada.

A cidade por fora estava fria e triste, mas a alegria estava enfornada em cada casa que tive o prazer de visitar. Uma cidade só é alegre quando o seu povo está nas ruas. Um dia voltarei para ver o sol brilhar por todos os cantos desta cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages