Pinheiro Machado: 137 anos da Capital Nacional da Ovelha - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Pinheiro Machado: 137 anos da Capital Nacional da Ovelha

Pinheiro Machado: 137 anos da Capital Nacional da Ovelha

Share This

Pinheiro Machado é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Até 1830, a área do município pertencia ao município de Rio Grande, depois passou a integrar o município de Piratini, desmembrando-se em 24 de fevereiro de 1879, sob a denominação de Nossa senhora da Luz das Cacimbinhas. A povoação deste município, segundo registros, iniciou-se pelo brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, por volta de 1765.

Os primeiros habitantes foram os açorianos Tomás Antônio de Oliveira e José Dutra de Andrade, que receberam sesmarias na Coxilha do Veleda, em 1790. Segundo a lenda, Dutra de Andrade teria perdido a visão e feito uma promessa de que se recuperasse a mesma ao lavar os olhos nas águas milagrosas das cacimbinhas, mandaria construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Luz e efetivamente o milagre ocorreu. Depois da capela, foi criado um curato em 1851. Em 1857 foi elevado a freguesia e, em 1878, ocorreu a emancipação.

As pessoas que trabalharam pela emancipação foram: Florentino Bueno e Silva, José Maria Pinto, João Cândido da Rosa (fazendeiros), José Virgílio Goulart (militar) e o Dr. Saturnino Arruda (deputado). O município de Cacimbinhas teve seu nome mudado para Pinheiro Machado no governo do intendente provisório Dr. Ney Lima Costa, quando o senador José Gomes Pinheiro Machado foi assassinado no Rio de Janeiro por Mânsio de Paiva, que era um morador da região de Cacimbinhas.

Pelo grande papel desempenhado por Pinheiro Machado na consolidação do regime republicano, quer nas frentes de luta da Revolução Federalista, quer no tocante à estabilidade que proporcionou, com sua liderança política, nos primeiros governos da República, o seu nome é visto com honra não só pelo povo deste município, mas por todo o Rio Grande do Sul.

Vegetação


Na vegetação do município, as espécies mais características são: pitangueira, coronilha, corticeira, canela branca, butiá, branquilho, canela preta, araucaria angustifolia, aroeira preta, aroeira cinzenta, aroeira periquita (anacauita) etc.

Hidrografia


Há um grande número de riachos em Pinheiro Machado. Na divisa com os Municípios de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, localiza-se o Rio Camaquã, que constitui a Bacia Hidrográfica do Camaquã.

Economia


A economia do município é baseada principalmente na agricultura, pecuária, extração de pedras para exportação, pedras de revestimento e produção de cimento. Outro grande destaque é a viticultura que, devido à característica do clima das Serras de Sudeste, favorece a elaboração de vinhos finos de alta qualidade. Começa-se a se desenvolver o cultivo de oliveiras.

Quanto ao comércio, Pinheiro Machado possui aproximadamente 380 estabelecimentos. Também é digna de destaque a grande quantidade de calcário, considerado de excelente qualidade.

O município de Pinheiro Machado, foi surpreendido em Julho de 2009 pela grande quantidade de neve.



Feovelha


A Feovelha é um evento alavancador de oportunidades para micro e macro empresas incentivando-as e facilitando a integração entre os produtores rurais, comerciantes e trabalhadores da agroindústria, COMÉRCIO e serviços oferecendo alternativas para o aumento do mercado consumidor.

A feira recebe, com grande representatividade, um número expressivo de empresas de várias regiões do país que tornaram-se, há várias edições , parceiras do evento. Lá também acontece tradicionalmente o maior churrasco de carne ovina do Brasil.

Quem deu origem a FEOVELHA, como nasceu?


Originou-se da integração de ovinocultores que tinha por objetivo projetar uma região com características próprias para o setor, evento idealizado para reunir em uma mesma data e local toda a classe produtora de ovinos.

Criada em 1984, tendo sua primeira edição realizada em janeiro de 1985, sob a presidência do Sr. João Lauro Vieira Costa, produtor em Pedras Altas.







Local : Parque Charrua/Pinheiro Machado - RS
Denominação do Evento : FEOVELHA (Feira e Festa Estadual da Ovelha)
Público : Produtores rurais, micro-empresários, comerciantes, industriais, artesões, cooperativas.

PARABÉNS PINHEIRO MACHADO PELOS SEUS 137 ANOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages