Estado homologa situação de emergência no município de Candiota - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Estado homologa situação de emergência no município de Candiota

Estado homologa situação de emergência no município de Candiota

Share This

Emater aponta perdas na cultura da soja (5%), leite (20%), sementes de olerícolas de inverno (9%) e pecuária de Corte (3,5%). (Foto: )
Emater aponta perdas na cultura da soja (5%), leite (20%), sementes de olerícolas de inverno (9%) e pecuária de Corte (3,5%).
O município de Candiota, atingido pela estiagem na Região Sul, é mais uma cidade a ter a situação de emergência (SE) homologada pelo Estado. A aprovação do processo foi publicada no Diário Oficial desta quarta–feira (20). De acordo com dados da Emater, o município apresenta perdas na cultura da soja (5%), leite (20%), sementes de olerícolas de inverno (9%) e pecuária de Corte (3,5%). Os prejuízos já ultrapassam R$ 3 milhões.
Herval, Jaguarão e Pedras Altas já receberam ao todo 400 caixas de água da Divisão de Assistência às Comunidades Atingida. A Defesa Civil monitora e acompanha as condições dos municípios afetados. Até o momento, são 15 localidades com decreto de situação de emergência assinado. Destas, dez já tiveram decreto homologado. Com relação às demais, está sendo aguardada a complementação de dados no sistema.
Candiota é a 11ª cidade a ter a sua homologação publicada no Diário Oficial do Estado. Ao todo temos 15 municípios com decreto de SE, dos quais 11 já foram homologados. Confira abaixo os municípios em situação de emergência.
Já homologados: Herval, Canguçu, Jaguarão, Cerrito, Pedras Altas, Santa Vitória do Palmar, Morro Redondo, Arroio Grande, Pedro Osório, Cristal e Candiota.
Em análise pelo município: Pinheiro Machado, Arroio do Padre, Turuçu e Piratini.
Para auxiliar os municípios, cada região do Estado conta com um coordenador de Proteção e Defesa Civil, que faz visitas e vistorias frequentes nos locais afetados por algum evento adverso.
Chuva só no sábado
Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (Cppmet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma frente fria deve chegar ao Sul do Estado já no sábado, trazendo chuva e frio. Essa entrada acumula o ar quente (ventos do nordeste) até sexta-feira, o chamado veranico de maio. "Até o fim da semana o tempo permanece com nevoeiro ao amanhecer, tempo fechado, abrindo à tarde", ressaltou a meteorologista Elizabeth Signorini.
Para sábado, a previsão é de chuva com trovoadas, principalmente na fronteira com o Uruguai, atingindo região de campanha (Bagé) e Jaguarão. Segundo Elizabeth, a previsão é de precipitação intensa nessas áreas. O domingo seguirá chuvoso, melhorando à tarde. Temperatura em declínio, devido ao tempo nublado.
Em meio a estiagem que atinge 15 municípios da região, a meteorologista informa que as precipitações previstas para o final de semana "serão mal distribuídas", podendo algumas cidades permanecerem sem chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages