Candiota é destaque em encontro entre Dilma e Vazquez - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Candiota é destaque em encontro entre Dilma e Vazquez

Candiota é destaque em encontro entre Dilma e Vazquez

Share This

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, realizou uma visita oficial ao Brasil na tarde de ontem. 

Ele foi a Brasília, onde se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff. Ambos os governantes citaram a ligação energética entre Brasil e Uruguai, através da linha de transmissão Candiota - San Carlos, concluída no mês de abril.

Outro assunto pertinente à região, que são os free shops brasileiros, também foram debatidos na reunião a portas fechadas entre os dois líderes.

Dilma enfatizou o intercâmbio permanente entre os dois países, que melhorou em diversos pontos, como o econômico e o energético, destacando a linha de transmissão de 411 quilômetros, que liga a capital do carvão até San Carlos: "Essa linha está viabilizando a integração física do sistema elétrico brasileiro e uruguaio.

Ela vai permitir o aproveitamento das complementaridades energéticas entre o Uruguai e o Brasil". Segundo ela, a parceria entre os dois países servem de exemplo para outras iniciativas na América do Sul. Vázquez, por sua vez, também citou como importante esta ligação, contudo fez críticas ao Mercosul. "Nossos países não vivem na solidão e fazem parte de um bloco regional com enorme potencial, mas hoje não está à altura de sua razão de ser", explanou.

Os dois presidentes concordam que é muito importante que o Mercosul faça um acordo com a União Europeia para uma zona livre de comércio. O assunto é considerado uma prioridade para este ano.

O uruguaio ainda deixou claro que é essencial a busca de elementos de equilíbrio em relação aos free shops, considerando os interesses da fronteira.

Durante o encontro também foi anunciada a construção de duas pontes, em Jaguarão, para ligação dos dois países. Na área da integração fronteiriça, Dilma lembrou que, desde 2002, Brasil e Uruguai contam com um mecanismo de alto nível que vem trabalhado imensamente na promoção do desenvolvimento integrado da faixa de fronteira comum, com avanços recentes em termos de prestação de serviços de emergência, cooperação em defesa civil e saneamento integrado nas cidades gêmeas dos dois países, como é o caso de Aceguá.

Fonte: Jornal Minuano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages