Vacinação contra vírus HPV começa na próxima semana - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Vacinação contra vírus HPV começa na próxima semana

Vacinação contra vírus HPV começa na próxima semana

Share This
 
Tem início na próxima segunda-feira, a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. O público-alvo são meninas de 9, 10 e 11 anos, que no Rio Grande do Sul somam mais de 240 mil adolescentes. A meta é vacinar 80% delas.

De acordo com informações do site oficial do governo do Estado, a Secretaria Estadual da Saúde já repassou aos municípios as doses para o início da imunização e orientações sobre a utilização. A vacinação estará disponível nas cerca de 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde do Estado. 

Em alguns municípios, também ocorrerá nas escolas públicas e privadas. Nas instituições de ensino, para receber a vacina as meninas precisarão apresentar o Termo de Autorização para Vacinação, assinado pelos pais ou responsáveis. 

Este documento será oferecido pelas escolas e poderá também ser acessado no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.rs.gov.br), no banner da estratégia. As meninas de 12 a 14 anos que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a segunda dose (seis meses após a primeira) também deverão ser imunizadas. 

Em 2014, primeiro ano em que a vacina foi aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), direcionada a meninas de 11 a 13 anos, mais de 239 mil (ou 98%) receberam a primeira dose. 

Contudo, apenas 169 mil (ou 69%) tomaram a segunda até o final do ano passado. O esquema vacinal recomendado consiste em três doses. A segunda deve ser administrada seis meses após a primeira, e a terceira, 60 meses depois da dose inicial. 

As meninas que se vacinarem pela primeira vez agora em março terão a segunda dose em setembro. E a terceira deverá ser recebida cinco anos após a primeira dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages