Rio Camaquã é patrimônio de Bagé - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Rio Camaquã é patrimônio de Bagé

Rio Camaquã é patrimônio de Bagé

Share This
 
A Descida do Rio Camaquã chegou a sua 20ª edição neste final de semana. E, diferente dos outros anos, um marco importante para a história do rio foi assinado na manhã de domingo.
 
  - Créditos: Arquivo JM
 
A partir de agora ele é patrimônio cultural do município de Bagé, desde a nascente, na divisa com Lavras do Sul até a divisa com Pinheiro Machado.
A lei, de autoria do vereador Antenor Teixeira (PP), que torna o rio Camaquã patrimônio, foi sancionada pelo prefeito, Dudu Colombo, no acampamento onde se concentraram os remadores, no distrito de Palmas.
Para Teixeira, autor da nova legislação, esta é uma forma de manifesto em prol da preservação do local. "`Percebi que o nosso protesto estava só por ele mesmo, não havia um elemento jurídico que regulamentasse a preservação, então surgiu a ideia do projeto de lei. A intenção, agora, é percorrer os 29 municípios por onde o Camaquã passa e pedir para que façam o mesmo. Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Pinheiro Machado já sinalizaram positivamente", conta. Segundo o vereador, a ideia é que depois se apresente um dossiê à Assembleia Legislativa, solicitando que o rio se torne patrimônio estadual.
Para o prefeito, poder sancionar esta lei é um motivo de orgulho: "Com isto, garantimos que os órgãos responsáveis monitorem e garantam a preservação. O Camaquã é uma das poucas reservas ambientais totalmente preservadas no Estado, pois não há população ribeirinha, assim como não há lavouras que se estendam até o rio. Isso é muito raro", complementa.
Para o idealizador da Descida do Camaquã, Diogo Madruga, o momento é importante e reflete a solicitação que os remadores e moradores da região já fizeram em outras ocasiões ao poder público: "Esta é uma garantia de que não teremos as hidrelétricas que iriam poluir e acabar com a fauna da região", exemplifica. Madruga foi homenageado pela Câmara de Vereadores durante o acampamento.
A descida
As atividades contaram com 142 inscritos e cerca de 80 navegadores. Devido às chuvas da semana passada e a cheia do rio, a descida que seria no sábado teve de ser adiada para o domingo e sem a presença das crianças. No sábado, por sua vez, foi o dia das olimpíadas e envolveu todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages