Carvão integra nova agenda de desenvolvimento do País - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Carvão integra nova agenda de desenvolvimento do País

Carvão integra nova agenda de desenvolvimento do País

Share This

Documento que projeta exigências do Brasil para 2050 prevê ampliação do mineral na matriz energética 

O patinho feio virou cisne branco. Relegado na última década, em detrimento de gigantescas hidrelétricas e silenciosos aerogeradores, o carvão retorna à pauta do desenvolvimento do governo federal em meio a um cenário de crise hídrica, que ameaça colocar em 'xeque' o modelo de geração de energia adotado pelo Brasil. 

Com o apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Ministério de Minas e Energia (MME) trabalha na elaboração do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, documento que define as políticas energéticas do país e os consequentes planos de investimentos futuros. A prévia do planejamento foi divulgada durante o final de semana, com destaque para a presença estratégica do mineral abundante na região. A mudança de visão é simples. Em 2050, de acordo com as projeções do estudo denominado Cenário Socioeconômico e Demanda de Energia, elaborado pela EPE, 90% dos 226 milhões de habitantes do Brasil viverão em centros urbanos. 

A estimava é de que serão construídos 39 milhões de novos domicílios. A frota de veículos leves deve triplicar e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita pode atingir o patamar atual da França (entre 36 mil e 42 mil dólares). Este contexto exigirá uma matriz sólida, capaz de suprir as necessidades e reduzir ao máximo a capacidade de apagões. E é neste ponto que entra o carvão. 

Em entrevista ao Portal Brasil, do governo federal, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura, um dos principais executivos da pasta, afirma que o País terá que reavaliar posições anteriores para garantir a energia elétrica necessária às próximas gerações. 

"Teremos que fazer a transição para a termoeletricidade, achando um caminho que combine três fontes: gás natural, carvão e nuclear. O potencial hidrelétrico brasileiro não tem condições de atender as demandas até 2050", sentenciou. 

Com base no PNE 2030, concluído em 2008, a hidroenergia poderá alcançar 174 gigawatts (GW), respondendo por 68% de toda a energia elétrica ofertada no Brasil. Considerando que a capacidade instalada necessária para atendimento da demanda em 2030 é de 225 GW, os restantes 61 GW deverão sair de outras fontes. Ocorre que para 2050, a necessidade será ainda maior. Por dependerem de condições climáticas, as fontes renováveis, que devem configurar 85% da matriz até 2023, não garantem plena segurança ao sistema nacional. 

"Fica claro que o Brasil vai ter que usar todas as fontes energéticas. Eólica, solar, biomassa, conservação de energia, tudo isso vai ser feito, mas não se pode num país como o nosso, que tem um crescimento de consumo de sete mil megawatts por ano, se manter só com essas fontes, que têm problema de instabilidade da rede", reflete Ventura. 

O PNE 2050 será finalizado no segundo semestre de 2015, com o indicativo de participação do carvão na composição da matriz nacional. O Rio Grande do Sul deve ser um dos principais beneficiados por esta projeção, tendo em vista que o Estado já dispõe de dois projetos pré-habilitados, que podem disputar os próximos leilões de energia. Um deles, o da empresa Eneva, que não disputou com a Tractebel o certame deste ano, prevê a construção de nova usina em Candiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages