Rio Grande do Sul deve vacinar 139 mil gestantes contra coqueluche - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Rio Grande do Sul deve vacinar 139 mil gestantes contra coqueluche

Rio Grande do Sul deve vacinar 139 mil gestantes contra coqueluche

Share This


A coqueluche é uma doença infecciosa de alta transmissão. As principais complicações secundárias são pneumonia, otite média, ativação de tuberculose latente, entre outras. O número de casos da doença reduziu de 40 mil notificações nos anos 80, para cerca de 1,5 mil casos na década de 2000. No entanto, a partir de 2011, houve aumento nos casos da doença em todo o mundo, sobretudo em crianças menores de três meses, justamente por não terem recebido o esquema completo da vacinação contra a doença.
Grávidas e recém-nascidos vão receber um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês de novembro, gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche no Calendário Nacional de Vacinação pelo SUS. Mais de 40 e duas mil e doses da vacina foram repassadas ao Estado. A meta é imunizar 139 mil gestantes.
A vacina está disponível nos 35 mil postos da rede pública. A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, período que gera maior proteção para a criança. Em todo o país, a estimativa é vacinar quase 3 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área de saúde. No Rio Grande do Sul, foram registrados 1.433 casos da doença e 10 mortes, entre 2011 e 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages