Plantio de soja começa com atraso - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Plantio de soja começa com atraso

Plantio de soja começa com atraso

Share This
No ano passado, nesta mesma época do ano, o plantio já atingia 10%

No ano passado, nesta mesma época do ano, o plantio já atingia 10%



Conforme informações divulgadas nessa quinta-feira pela Empresa Brasileira de Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), já foram plantados cerca de 70 mil hectares, o que representa pouco mais de 1% da área total prevista para esta safra, que é de 5,125 milhões de hectares. No ano passado, nesta mesma época do ano, o plantio já atingia 10%.
De acordo com os técnicos da Emater, o atraso na implantação das lavouras de soja se deve às condições desfavoráveis, quando o excesso de umidade impossibilitou os trabalhos prévios à semeadura, como a dessecação de pastagens e de outras coberturas verdes. Com a melhora das condições, os produtores deverão acelerar o processo nas próximas semanas.
Arroz
Já para a cultura do arroz, as condições climáticas favoreceram o plantio das lavouras, etapa que evoluiu de forma satisfatória, chegando aos 35% da área projetada para esta safra. Apesar do avanço na semeadura, o percentual atingido ainda fica abaixo da média verificada nos últimos anos. A umidade presente no solo tem sido suficiente para uma boa germinação das sementes, fato que, aliado à boa insolação, favorece o desenvolvimento inicial das plantas, conferindo bom padrão às lavouras.
Feijão
Com relação a primeira safra do feijão, que terá área total de 48.665 hectares, o plantio também evoluiu de forma positiva, alcançando 45% do projetado. Mesmo assim, segue bastante abaixo da média registrada em anos anteriores, de 77%. De maneira geral, as lavouras se desenvolvem com bom padrão, beneficiadas pelas temperaturas elevadas e boa umidade no solo. Até o momento, não foram registrados focos de pragas ou moléstias na cultura.
Milho
As lavouras de milho apresentam excelente desenvolvimento, mesmo sem a ocorrência de chuvas no período. Com a diminuição da umidade do solo, alguns produtores se viram obrigados a parar a aplicação de herbicidas e de adubação nitrogenada em cobertura, sendo que áreas implantadas sob pivô já estão sendo irrigadas.
Em áreas do Norte do Estado, próximas à fronteira com Santa Catarina, há relatos de deficiência hídrica, motivada pela pouca chuva ocorrida nos últimos 15 dias. Nestas áreas, em consequência das temperaturas altas ao final do dia, a cultura apresenta a ponta das folhas murchas pela perda de turgidez. Pequenos focos de diabrótica e lagarta do cartucho também são relatados.
O plantio do milho evoluiu de forma satisfatória no Estado, atingindo 70% do previsto. Mesmo com falta de umidade em determinados momentos, o desenvolvimento inicial das lavouras semeadas recentemente é considerado bom pelos técnicos da Emater/RS-Ascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages