Em votação acirrada, Dilma derrota Aécio e é reeleita presidente - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Em votação acirrada, Dilma derrota Aécio e é reeleita presidente

Em votação acirrada, Dilma derrota Aécio e é reeleita presidente

Share This

A candidata do PT, Dilma Rousseff, foi reeleita neste domingo (26), em segundo turno, presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Com 98,1% das urnas apuradas, Dilma tinha 51,4% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e já não podia mais ser alcançada por Aécio Neves (PSDB), que totalizava 48,5%.

Com o resultado acirrado, Dilma vai assumir seu segundo mandato na Presidência da República, o quarto consecutivo do Partido dos Trabalhadores - sequência iniciada com a eleição de Lula, em 2003. A vitória também frustra os planos do PSDB de voltar ao poder, após um intervalo de 12 anos (o último governo tucano foi o de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002).
Tendo novamente Michel Temer como vice de chapa, Dilma foi reeleita pela coligação "Com a força do povo", que reúne PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PRB e PCdoB. No primeiro turno, havia conquistado 41,59% dos votos válidos, contra 33,55% de Aécio.
Perfil
Nascida em Belo Horizonte (MG), Dilma Vana Rousseff tem 66 anos e é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Filha do imigrante húngaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, é divorciada e tem uma filha - a procuradora Paula, fruto de seu relacionamento com o ex-deputado Carlos Araújo.
Iniciou sua trajetória política aos 16 anos, integrando organizações de combate ao regime militar. Nos anos 1970, foi perseguida e torturada pela ditadura, passando quase três anos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Livre da prisão, mudou-se para Porto Alegre, terra de Carlos Araújo, companheiro que conheceu na clandestinidade.
Na Capital gaúcha, ao lado de Leonel Brizola, o casal participou da fundação do PDT. Filiada ao partido, Dilma foi secretária da Fazenda de Porto Alegre e secretária estadual de Minas e Energia nos governos de Alceu Collares (1993-94) e do petista Olívio Dutra (1999-2002). Desde 2001, é filiada ao PT.
Após participar da equipe de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula, foi escolhida ministra de Minas e Energia no primeiro mandato do petista na Presidência. Durante a crise do mensalão, em 2005, assumiu a chefia da Casa Civil, substituindo José Dirceu.
Cinco anos depois, foi escolhida por Lula como sua sucessora - mesmo sem nunca ter disputado um cargo eletivo. Em 31 de outubro de 2010, foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, ao vencer José Serra no segundo turno com mais de 55 milhões de votos - 56% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages