Comissão começa inventário do Castelo de Pedras Altas até o final do ano - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Comissão começa inventário do Castelo de Pedras Altas até o final do ano

Comissão começa inventário do Castelo de Pedras Altas até o final do ano

Share This
 

             
 
 
Uma reunião, ontem, debateu o futuro do Castelo de Pedras Altas. O encontro ocorreu na Promotoria de Justiça entre representantes do Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Secretaria de Cultura do Estado, assim como prefeitura de Pedras Altas e produtores culturais. O primeiro promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Bagé, Everton Luís Resmini Meneses, explicou que a ideia é a restauração do castelo e a preservação do acervo documental e bibliográfico. A reunião também tratou de uma obra de cobertura e da venda iminente. O superintendente do Iphan, Eduardo Hahn, explicou que a primeira fase do trabalho da comissão é a realização de um inventário. Para isso, cada um dos envolvidos disponibilizará mão de obra especializada. O esforço é para que o inventário comece até o final do ano.
O inventário dos bens, móveis e integrados (que estão não só no castelo, mas nas outras construções ao redor), é um trabalho para verificação do que há no espaço. É importante organizar esse patrimônio, que deve ser preservado. É um processo longo, de acordo com ele, e precisa anteceder a etapa de recuperação das edificações. Ou seja, eles precisam ser retirados, limpos e preservados em ambiente adequado para retornarem após a conclusão da fase de recuperação. Hahn garante que o esforço é justificável, já que se trata de um patrimônio com importância nacional. “Queremos recuperar e viabilizar a abertura para utilização social”, destacou.
Ele acrescenta que a intenção é formar uma entidade jurídica para executar a venda do imóvel para uma entidade que possa manter o patrimônio. Outro desafio é a cobertura provisória do imóvel, mas não há um prazo para começar tal intervenção. “O inventário deve começar este ano ainda”, garantiu, sobre o único prazo possível de ser apresentado. A diretora do Iphae, Mirian Sartori Rodrigues, comenta que também há uma intenção: a busca pelo tombamento nacional do imóvel, que hoje só é tombado pelo Estado. Isso deve ocorrer concomitantemente ao inventário: esse vai detalhar o que há no imóvel, que também passará a ser protegido (hoje, apenas o conjunto é tombado).  A busca por um comprador é um desafio, uma vez que ainda não há nenhum comprador interessado. É justamente por isso, explica Meneses, que uma entidade jurídica deve ser formada: para viabilizar a venda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages