Produtores do Alto Camaquã comemoram bons resultados do projeto de desenvolvimento - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Produtores do Alto Camaquã comemoram bons resultados do projeto de desenvolvimento

Produtores do Alto Camaquã comemoram bons resultados do projeto de desenvolvimento

Share This
 
Os produtores integrantes do projeto de Alto Camaquã comemoram os bons resultados obtidos com a venda de ovinos para o abate.
Na semana passada foram realizados os primeiros carregamentos com o novo caminhão boiadeiro, adquirido pela Associação para o Desenvolvimento do Alto Camaquã (Adac), que congrega as 21 associações de produtores dos municípios abrangidos pelo programa.
O pecuarista Élcio Chaves da localidade do Cerro do Mal-criado, distrito de Palmas, interior de Bagé, o primeiro a embarcar no novo boiadeiro. Neste carregamento foram 60 cordeiros, mas serão entregues mais 190 animais para o Frigorífico Adiale Vitória, no município de Encruzilhada do Sul. "Já faz um bom tempo que estamos vendendo a produção para eles, com um bom valor, acima do mercado comum. Mas o transporte sempre foi um problema, agora com este caminhão nós temos uma melhoria significativa", salienta.
Um dos maiores benefícios aos produtores é a instabilidade do preço pago, sempre pelo rendimento da carcaça, mesmo em época quando há maior oferta de animais, como setembro e outubro. "Por fazermos parte do projeto conseguimos um preço 25% maior que o do mercado, o que nos rende algo em torno da R$ 12 por quilo, enquanto o preço do mercado está em torno de R$ 10,20", destaca Chaves.
A abertura de mercado para a carne de ovinos produzidos no Alto Camaquã é outro benefício do projeto. A maioria da produção tem sido comercializada na região metropolitana e litoral, para um público considerado de maior poder aquisitivo. "São vantagens que fazem toda a diferença para nós produtores", pontua a presidente da Associação Comunitária de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Toca, Lixiguana, Coxilha das Flores, Pedreira e Cerro do Mal-criado, Gilda Mara Carvalho.
Projeto
Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul em 2006, o projeto criou estratégias e ações de desenvolvimento territorial, estimulando o crescimento regional de uma forma integrada e sustentável da pecuária familiar, que conta com uma forma de produção considerada ecológica, por estar estruturada com base nos campos nativos e de outros recursos naturais.
Hoje, os produtores contam com uma marca coletiva Alto Camaquã, que estará estampada em alguns produtos locais, como a carne de cordeiro, bolos e doces caseiros, artesanato em lã e couro, atividades turísticas, entre outros. O Alto Camaquã compreende os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, localizados na parte superior da bacia do rio Camaquã.
 
Jornal Minuano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages