Permanência do Campus UFPEL em Pinheiro Machado, ainda é incerta - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Permanência do Campus UFPEL em Pinheiro Machado, ainda é incerta

Permanência do Campus UFPEL em Pinheiro Machado, ainda é incerta

Share This


Por: Frank Pereira

Em novembro do ano passado, nas dependências da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, foi realizada uma reunião com a participação de membros dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e membros da comunidade pinheirense, com a reitoria daquela instituição. Reunião esta que tinha como principal objetivo a discussão da manutenção do polo da Universidade em Pinheiro Machado. Na oportunidade foi entregue às mãos do reitor um abaixo-assinado com aproximadamente mil (1000) assinaturas de pessoas da comunidade, pessoas estas que manifestaram interesse totalmente positivo na manutenção da unidade em nossa cidade, não só com o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, mas também com a possibilidade da vinda de novos cursos, pessoas estas que em sua maioria são alunos do ensino médio e que estão ainda sem opção definida para a continuidade das suas vidas escolares e que, com certeza, teriam uma chance maior com a permanência da entidade em Pinheiro Machado, não havendo a necessidade de se deslocarem para outras cidades vizinhas ou até irem embora da sua terra natal para continuarem estudando.
A conclusão dessa reunião já foi divulgada em outra matéria na mídia local, mas em resumo, as solicitações e argumentações solicitadas pela comitiva de Pinheiro Machado, foram negadas.
Os argumentos que foram colocados pela reitoria não condizem com a realidade, pois a mesma alega que a extinção do curso de TGA na cidade, bem como o provável fechamento da unidade, seria por questões econômicas. Algo que é totalmente condenável! Desde quando os custos com educação devem ser considerados como despesa? Educação é investimento no futuro do nosso País! Tais argumentos servem para mostrar que “estão economizando alfinetes” em detrimento do desenvolvimento de uma região que se encontra geográfica e estrategicamente bem posicionada para ser um pólo educacional a servir os municípios do entorno.
Nove meses após esse encontro, mais especificamente no dia onze (11) de agosto deste ano, uma comitiva pinheirense, composta pelo Prefeito Municipal, Secretária de Educação e membros da comunidade foram recebidos novamente pela reitoria da Universidade em Pelotas, agora pela vice-reitora. Infelizmente nada mudou em relação a reunião anterior. Não nos deram expectativa alguma.
Uma pena realmente!
Talvez a reitoria não saiba o quão importante se faz para uma região a manutenção da Universidade em nossa cidade. Provavelmente a reitoria não saiba também dos projetos que estão sendo desenvolvidos por acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da unidade de Pinheiro Machado em parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, projetos estes como o de “Reaproveitamento do óleo de cozinha”, o de “Aquisição de lixeiras para coleta seletiva”, este último em parceria com o Poder Judiciário e também com empresas privadas do Município. A reitoria com certeza não deve saber das palestras que estão sendo ministradas por acadêmicos do curso e por servidores do Departamento Municipal do Meio Ambiente, nas escolas da cidade e do interior, as quais têm como meta conscientizar a população estudantil sobre a problemática do lixo na cidade. Palestras estas que têm como tema “Educação Ambiental frente a má disposição do lixo na cidade”, também destacando sobre o processo de coleta seletiva que está por ser implantado nesta municipalidade. Também não devem saber que está por se instalar no Município uma indústria para a produção de pellets, a qual projeta um investimento inicial de U$ 220 milhões. O estudo do impacto ambiental e liberação das licenças devem começar a partir de agosto deste ano. As obras devem começar no 2º semestre de 2015, com a oferta de 1500 empregos na fase de construção. O início previsto das operações é para o ano 2017. Com o fábrica em funcionamento, deverão ser 200 empregos diretos na fábrica e 600 no manuseio industrial. Com certeza a necessidade de profissionais na área ambiental fica bastante evidente.
As questões citadas no parágrafo acima são algumas que demonstram a necessidade da permanência da unidade da UFPel em nossa cidade, vindo ao encontro do desenvolvimento econômico e sustentável do Município e também da região.
Sou suspeito para falar, pois visto a camiseta do curso de Gestão Ambiental, mas é clara e notória a influência que a Universidade tem, através dos seus professores e alunos da unidade de Pinheiro Machado, tanto na mudança de hábitos das pessoas, como também na tomada de decisões relacionadas a questão ambiental municipal, colaborando em audiências públicas, na elaboração de planos ambientais.
Portanto, gostaria que estas linhas chegassem até a reitoria da Universidade Federal de Pelotas e que a mesma pensasse melhor sobre a questão, olhando com outros olhos a manutenção da unidade em Pinheiro Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages