Óbitos por gripe caem 88% em 2014 - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Óbitos por gripe caem 88% em 2014

Óbitos por gripe caem 88% em 2014

Share This




Os índices de notificação de casos e o número de óbitos provocados pelo vírus Influenza registrados até 15 de agosto caíram bastante em relação a 2013. Em 2014, o número de afetados diminuiu 80%, enquanto os óbitos foram 88% menores que o mesmo período do ano anterior.

Com os casos identificados pelo último boletim semanal, divulgado em 15 de agosto, a virose afetou 96 pessoas e provocou oito óbitos contra os 497 casos e 68 óbitos de 2013, no mesmo período. Em relação à semana anterior, foi registrado o oitavo óbito, desta vez pelo vírus H3N2, ocorrido em 29 de julho, em Pedro Osório. O homem não havia sido vacinado e também não houve uso de medicamento específico, além de apresentar quadro associado de imunodepressão.


Combate à gripe


O tripé formado pela vacinação, prevenção e tratamento é a base do enfrentamento à gripe. Mais de três milhões de gaúchos foram vacinados durante a campanha iniciada em abril. Forampriorizados os grupos de pessoas mais suscetíveis a apresentarem casos graves de gripe, como idosos, crianças e doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza).


Ao todo, a cobertura foi de aproximadamente 85% dos públicos-alvo. Ao término da campanha, a Secretaria Estadual da Saúde orientou os municípios que definissem novas estratégias para o aproveitamento das doses restantes.


Passada esta fase, o foco agora são as medidas de prevenção e o tratamento em tempo oportuno. É importante estar atento a essas recomendações, pois a transmissão do vírus pode começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas e com duração de até sete dias em adultos e de até 14 dias em crianças ou pessoas com imunodepressão.


Enquanto a prevenção é essencial para diminuir a circulação do vírus, o tratamento é capaz de evitar o agravamento dos casos, quando feito no início dos sintomas. A recomendação é de que, ao sinal de febre, dor de garganta e dor de cabeça, nas articulações, ou muscular, a pessoa procure atendimento médico.


O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos. Devido ao fato de que o tratamento possui sua maior eficácia se iniciado durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se procurar atendimento o quanto antes.


Aos médicos, na ausência de outro diagnóstico específico, a orientação é para que tenham total atenção aos sinais de febre e tosse ou dor de garganta acompanhados de, pelo menos, um dos seguintes sintomas: dores no corpo ou nas articulações ou de cabeça. Nesses casos, é recomendada a prescrição do antiviral. Em crianças menores de dois anos, o medicamento é indicado para casos de febre acompanhada de um sintoma respiratório.


Lavar as mãos várias vezes


Para a prevenção, o cuidado principal são com as mãos, um dos principais meio de transmissão. Ao ser expelido por uma pessoa doente, o vírus pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo.


Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca pode vir a contaminar-se. Por isso, a recomendação é para que as pessoas procurem lavar as mãos várias vezes ao dia, com o álcool gel ou sabão e, ao tocar superfícies de locais públicos, evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz.


Além do cuidado com as mãos, outros hábitos são fundamentais para diminuir a circulação do vírus da gripe:


- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;


- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;


- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;


- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;


- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;


- Evitar visitas a hospitais;


- Ventilar os ambientes.


Fonte Jornal tradição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages