Extinção de lixões pode ser prorrogada até 2018 - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Extinção de lixões pode ser prorrogada até 2018

Extinção de lixões pode ser prorrogada até 2018

Share This
Um dos temas que mais exigiu atenção de prefeitos em 2014 foi a necessidade de extinção dos tradicionais lixões. 

O prazo para efetivar a medida, e para que os município se adequassem ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), encerrou em 2 de agosto. Contudo, agora, o limite poderá ser estendido até 2018. 

Um relatório apresentado à Medida Provisória 649/2014, que dispõe sobre o assunto, no início do mês, sugeriu a ampliação. Isto porque mesmo após a data limite ter sido ultrapassada, a maioria dos municípios não conseguiu instalar aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos. O aumento do prazo para o fim dos lixões era uma reivindicação de prefeitos, que temiam a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). 

O autor da proposta, André Moura (PSC-SE), defendeu que os prazos precisavam ser ampliados diante da falta de apoio técnico e financeiro aos estados e municípios. "Certamente contribuiu para os atrasos até aqui verificados”, comentou. 

O relatório também garante a estados e municípios o prazo de dois anos, até 2016, para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. Esses planos são requisitos para que as administrações públicas recebam dinheiro do governo federal para investir no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages