Candiota recebe a primeira audiência pública sobre nova usina de carvão - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Candiota recebe a primeira audiência pública sobre nova usina de carvão

Candiota recebe a primeira audiência pública sobre nova usina de carvão

Share This

A capital do carvão foi a primeira cidade a receber a audiência pública promovida pela Tractebel, empresa de energia que tem interesse em instalar a Usina Termoelétrica Pampa Sul, na divisa
entre Candiota e Hulha Negra e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Mesmo com a chuva, o Ginásio Municipal de Dario Lassance ficou lotado de moradores, interessados em saber mais sobre o novo empreendimento.
A audiência é dividida em quatro partes: nos primeiros 10 minutos, um técnico do Ibama explicou o que é avaliado
para a emissão da licença. Depois, por 30 minutos, Hugo Stamm, executivo da Tractebel apresentou a proposta da empresa, que prevê a instalação de duas máquinas com 340 megawatts de capacidade de geração de energia cada uma. Na sequência, o consultor da empresa Har, a responsável pelo estudo e relatório de impacto ambiental discorreu sobre quais consequências a construção e a operação da usina vão trazer ao meio ambiente e à comunidade. A finalização foi com as perguntas da plateia e foram respondidas no ato.
De acordo com o superintendente do Ibama, João Pessoa Riograndense Moreira Júnior, foram escolhidas três cidades para a realização das audiências públicas, pois geralmente são escolhidas as áreas em que uma nova obra deste porte pode impactar. Tanto na questão ambiental, quanto econômica e social. "Todos os questionamentos serão analisados e incorporados no processo que gerará o parecer. Este parecer será utilizado para balizar a licença ou não", explica. O prazo é de que o mesmo seja emitido em até 15 dias após as audiências públicas e a resposta
sobre o licenciamento ambiental saia em até 45 dias. Conforme Moreira, este tipo de empreendimento costuma causar muita polêmica, mas a tecnologia de controle de emissões avançou bastante. "O Ibama exigiu muito este controle e a partir desta audiência o plano foi mostrado", conclui.

Fonte: Jornal Minuano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages