Cadejo da Maior larga na frente na defesa do título dos machos - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Cadejo da Maior larga na frente na defesa do título dos machos

Cadejo da Maior larga na frente na defesa do título dos machos

Share This

O primeiro dia das finais do Freio de Ouro 2014 foi disputadíssimo, mas o campeão da edição 2013 demonstrou força e defende o título. O cavalo Cadejo da Maior, exposto pelas Cabanhas Santo Izidro e Ouro Fino crioulos, conquistou média 9,150 na avaliação morfológica. O julgamento iniciou na manhã de ontem com as fêmeas, tendo continuidade à tarde com os machos. A competição encerra no domingo, dia 31, quando serão conhecidos os vencedores.
Com a segunda melhor avaliação aparece o macho Viragro Rio Bravo com a média 9, da cabanha A Tala (de Dom Pedrito).  Logo atrás aparecem Balconero Flor do Tabulero (com 8,250), Donde Estás 110 da Trovador (com 7,883) e Harmonia Temprano (com 7,833).
Ao avaliar as notas, cerca de dois terços dos reprodutores obtiveram média acima dos sete pontos, o que para os jurados demonstrou um alto nível da prova e o equilíbrio e a uniformidade entre os animais. Em declaração ao site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o jurado Jorge Aginelo do Nascimento declarou que se trata de um grupo bem seleto e bem preparado. "Têm muitos animais bons, com notas altas e em condições de chegar na frente. Mas nada está definido, sabemos também que somente a nota morfológica não sustenta uma posição", avaliou. Fazem parte do corpo de jurados dos machos, ainda, Cèsar Augusto Rabassa Hax e Luís Rodolfo da Costa Machado. Para Hax a evolução da raça, selecionada através do Freio de Ouro, possibilitou animais balanceados, funcional e morfologicamente.

Avaliação das fêmeas
Se entre os machos a maior parte obteve notas acima de sete. Na avaliação morfológica das fêmeas, 39 éguas ficaram com médias acima de sete. Em primeiro lugar está Igualita da Reconquista, de Maria da Glória e Marcelo Cairoli, com a média 8,5. Seguida das fêmeas Divisa De Los Campos (com média 8), Natividade Setembrina (com 7,933), Emblema Bertolini (com 7,773) e Escultura Gravatá (com 7,767).
"A evolução do Freio de Ouro possibilitou também uma evolução no trabalho dos treinadores que, hoje, conseguem preparar os animais funcionalmente mantendo um equilíbrio morfológico muito bom e, acima de tudo, mantendo os animais saudáveis", analisou para o site da ABCC o jurado Luíz Martins Bastos Neto, que é acompanhado dos criadores Rodrigo Py e do bajeense Eduardo Suñe.


Sequência funcional
A continuidade do julgamento da final do Freio de Ouro 2014 será com a fase funcional. Nesta sexta-feira, dia 29, a avaliação das Andaduras, do percurso da Figura e das Voltas Sobre as Patas e Esbarradas levará as fêmeas novamente à pista, a partir das 7h30min. À tarde será a vez dos machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages