Finagro lança empreendimento que projeta grande investimento em Pinheiro Machado - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Finagro lança empreendimento que projeta grande investimento em Pinheiro Machado

Finagro lança empreendimento que projeta grande investimento em Pinheiro Machado

Share This


Aconteceu na noite desta quinta (24/07) no Sindicato Rural de Pinheiro Machado o lançamento do projeto silvoindustrial que visa produzir biomassa, energia elétrica e, futuramente, etanol celulósico em Pinheiro Machado. O presidente da empresa Finagro, Afonso Bertucci, apresentou o projeto da fábrica que deve começar a ser construída no município em 2015.
A região foi escolhida pela disponibilidade de áreas florestais com boa matéria prima, pela grande disponibilidade de casca de arroz para etanol de segunda geração e pela logística, com uma ferrovia que liga a metade Sul até o porto de Rio Grande. Bertucci destaca que o material humano também é muito bom e que pode ter o treinamento necessário em pouco tempo para o trabalho. “A região tem um grande potencial de desenvolvimento, porém ela precisa de projetos amplos para as pessoas venderem seus produtos para ter emprego, renda, parceria, e nestes últimos anos por uma série de detalhes a economia está patinando. Precisamos de grandes projetos sustentáveis”, comentou.
O evento contou com a presença do Prefeito José Felipe da Feira e de diversas autoridades do município. Felipe comentou a iniciativa. “Este é um investimento que deve revolucionar e mudar completamente a cara do município e terá um grande impacto na região. Estamos muito felizes com a notícia”, comentou o prefeito.

O Projeto
A Finagro projeta um investimento inicial de U$220 milhões. O estudo do impacto ambiental e liberação das licenças devem começar a partir de agosto deste ano. As obras devem começar no 2º semestre de 2015, com a oferta de 1500 empregos na fase de construção.
O início previsto das operações é para o ano 2017. Com o fábrica em funcionamento, deverão ser 200 empregos diretos na fábrica e 600 no manuseio industrial.
Inicialmente, o projeto deve atingir 35 mil hectares para a produção de 600 mil toneladas de pellets ao ano e 50 mil watts de energia. Segundo Bertucci, hoje existem 90 mil hectares já regularizados para iniciar o processo, que deve incluir pequenos produtores. Além disso, o empresário defende que as florestas não competem com as demais culturas e sim devem contribuir com a diversificação das propriedades rurais e agregar renda ao produtor.
Atualmente, o projeto está em fase de estudo para a localização da planta e dependendo da licença para construção da fábrica e concessão de área no porto de Rio Grande. O complexo industrial será construído em dois anos. Já os negócios com produtores devem ter início assim que as licenças forem liberadas. Com três anos de funcionamento, a planta também estará produzindo etanol celulósico.

O que é o Pellet 
O Pellet é um combustível granulado que pode ser fabricado a partir de diversos tipos de biomassa, como madeira e serragens. Na região, deverão ser utilizados como matéria-prima para produção o eucalipto, o pinus e a acácia.
A produção do Rio Grande do Sul vai atender, inicialmente, o mercado europeu que busca substituir parte do carvão mineral pela biomassa. Já a energia elétrica vai atender a demanda do consumo nacional.


http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages