Balsa do Rio Camaquã está parada há um mês - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Balsa do Rio Camaquã está parada há um mês

Balsa do Rio Camaquã está parada há um mês

Share This


Na manhã desta terça-feira, dia 8 de Julho de 2014, a reportagem do Jornal pinheirense Folha da Cidade, se deslocou até o Rio Camaquã no ponto em que o município de Pinheiro Machado faz divisa com o município de Santana da Boa Vista, distante 96 km da cidade de Pinheiro Machado.

Segundo o barqueiro, Sr Jadir da Silva Cardoso, a travessia do rio é feita há 30 anos por uma balsa, que atualmente está encalhada na margem de Santana. Jadir opera a balsa, há 17 anos, e faz isso, de forma manual, puxando a balsa que tem capacidade de seis mil kg, ou seja, para transportar até dois veículos por vez, através de uma corda que fica amarrada em dois tocos de madeira cravados um em cada margem.

Há um mês a balsa está parada devido à existência de furos na sua parte superior, o que faz entrar água da chuva no seu- casco. Jadir mostrou a sua habilidade e o risco que corre, tanto ele como as pessoas que transporta, atualmente usando um pequeno barquinho de madeira, sem nenhum equipamento de segurança para atravessar o perigoso rio, que tem uma correnteza muito forte nesse período de cheia, além de uma profundidade que chega a 5 metros.

Nesse ponto, o rio possui uma largura de 117 metros, o que torna a chegada à outra margem uma verdadeira aventura. O balseiro é funcionário contratado pela Prefeitura de Santana da Boa Vista há 17 anos e, ganha menos que um salário mínimo. Para reforçar a sua renda, foi autorizado a cobrar pelo seu serviço nos finais de semana, sendo RS 3 reais por carro quando a balsa funcionava e, RS 1 real por pessoa no barquinho. 

Segundo o que parece que vai ser a Prefeitura de Santana da Boa Vista que vai fazer o conserto da balsa, até porque, é daquele município o maior interesse, já que, a cidade de Santaninha, fica distante 28km do rio, e torna-se mais viável para os pinheirenses que moram naquele extremo do município, fazerem suas compras e utilizarem os serviços públicos.

Enquanto a balsa não é consertada, quem deseja chegar até ao município de Santaninha, partindo de Pinheiro Machado, precisam utilizar um contorno pela BR, o que toma a viagem muito mais longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages