Pinheiro Machado recebe curso para cuidador de idosos - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Pinheiro Machado recebe curso para cuidador de idosos

Pinheiro Machado recebe curso para cuidador de idosos

Share This
Teve início, na segunda-feira (7), em Pinheiro Machado, o curso de cuidador de idosos, realizado através do Pronatec. O curso é considerado de grande importância para o município, que possui um grande número de idosos. Em contrapartida, ainda é pequeno o número de pessoas qualificadas para trabalhar na área.

Objetivo


O objetivo do curso é capacitar pessoas para cuidar de idosos, com ou sem limitações, nas atividades da vida diária, identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos cotidianos, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência para garantir-lhes qualidade de vida. O participante será estimulado a buscar alternativas que favoreçam o envelhecimento ativo, bem-sucedido, com dignidade, respeitando a capacidade funcional da pessoa idosa, de forma ética e humanitária.

Panorama de mercado

A atenção à saúde de pessoas idosas exige conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo natural de envelhecimento, ou senescência, sobre as doenças típicas e síndromes geriátricas, ou senilidade, bem como sobre a sutileza dos sinais e sintomas que os diferenciam, além da compreensão do contexto emocional, cognitivo e da dinâmica familiar em que o idoso está inserido.

O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, gera uma demanda de cuidados em várias áreas, cuidados estes que precisam ser abordados por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios ligados ao envelhecimento, garantindo melhor atendimento e qualidade de vida ao idoso. O aumento da expectativa de vida prolonga o tempo, mas também intensifica a prevalência de doenças crônico-degenerativas que, dependendo dos distúrbios instalados e da resposta orgânica, limitam e, por vezes, incapacitam as pessoas para o autocuidado, com consequências inevitáveis e limitações para as atividades de vida diária.

Diante da fragilidade da pessoa idosa, associada ao desconhecimento e despreparo familiar, a internação hospitalar é o primeiro recurso adotado. Essas internações representam alto custo, são de longa permanência e têm grande e negativo impacto na qualidade de vida da pessoa idosa, além de atingir percentuais altamente significativos no orçamento público e familiar. O atendimento e os cuidados domiciliares são o tratamento de eleição para esta parcela da população.

http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/saude/index.php?noticia=10325

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages