Elevado índice pluviométrico afeta estradas da Zona Sul - PinheirOnline

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Elevado índice pluviométrico afeta estradas da Zona Sul

Elevado índice pluviométrico afeta estradas da Zona Sul

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Foto: Tainã Valadão 
2º Distrito de Piratini, Passo do Moinho
Repórter do JTR percorreu a região e falou com responsáveis para saber a real situação de trafegabilidade em estradas municipais, vicinais e rodovias

Se por um lado a chuva faz a felicidade de produtores, que tem abundantes produções e consequentemente uma maior rentabilidade, de contrapartida ela também se torna um empecilho imensurável na trafegabilidade em estradas municipais, vicinais e rodovias. O índice de precipitações que em algumas regiões ultrapassou os 700 milímetros nestes quatro primeiros meses do ano, aliado às centenas de reclamações de munícipes, instigou a reportagem do Jornal Tradição Regional a percorrer as cidades da região para retratar a real situação vivenciada pela população.

Durante a semana passada, os municípios de Canguçu, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini foram visitados, com a intenção de elucidar os problemas que muitas pessoas descrevem no local em que residem. No entanto, ficou comprovado que estas dificuldades ocorrem em âmbito regional, atingindo toda a metade Sul do Estado. De forma geral, as estradas vicinais destes municípios foram as mais afetadas, ressaltando que todos os gestores indicaram as intensas chuvas atípicas para esta época do ano como a maior adversidade encontrada na tentativa de solucionar o problema. Confira a

Canguçu
Secretaria responsável: Desenvolvimento Rural;
Secretário: Cleider da Cunha Menegone;
Extensão de estradas vicinais: aproximadamente 8 mil quilômetros;
Patrulha de máquinas: 14 motoniveladoras; 12 retroescavadeiras; 16 caçambas.

Em Canguçu, cidade com maior extensão territorial das averiguadas, a situação encontra-se mais precária nas localidades Rincão do Progresso e Santo Antônio, 3º Distrito, e na Colônia Palma e arredores, 5º Distrito. Entre as alegações do secretário Cleider Menegone, está o documento nº 6.011/2013, assinado pelo prefeito, Gerson Nunes, no dia 31 de outubro do ano passado, decretando Situação de Emergência em toda a Zona Rural e parte da Zona Urbana, devido a uma forte enxurrada, que culminou com a destruição de 31 pontes de madeira do interior.

Deste montante, 28 foram reconstruídas provisoriamente com verba da prefeitura, mas Menegone pretende substituí-las por novas pontes de concreto, caso seja firmada a verba buscada junto ao Ministério da Integração Nacional. No que diz respeito à frota de máquinas no cumprimento das demandas, o secretário falou: “Nós precisamos ampliar o maquinário disponível, pois estamos trabalhamos com equipamentos totalmente defasados. Temos uma patrola da década de 60”.

Candiota
Secretaria responsável: Obras, Serviços Públicos e Trânsito;
Secretário: Artemio Parcianello;
Extensão de estradas vicinais: aproximadamente 1,2 mil quilômetros;
Patrulha de máquinas: quatro motoniveladoras; cinco caminhões truck; três carretas; quatro retroescavadeiras;

Por ter uma das maiores jazidas de carvão mineral do país, possuindo 38% de todo o carvão nacional, a cidade de Candiota destaca-se por ser uma exceção no caso analisado, não enfrentando grandes transtornos com as chuvas. O gestor da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, Artemio Parcianello, salientou que cascalheiras legalizadas de Pinheiro Machado, Pedras Altas e do próprio município propiciam uma maior durabilidade dos serviços praticados.

Conforme o secretário, estas ações costumam ocorrer ainda no verão, quando teoricamente o clima é mais ameno. “Priorizamos investir na drenagem e embueiramento nessa época. Porém, neste ano, o grande volume de chuva tem dificultado o trabalho”, assegura. Parcianello finaliza comentando dificuldades que são superadas neste processo. “Torna-se um trabalho moroso, pois às vezes temos que buscar material de cascalheiras que ficam a 80 km da cidade. Então preferimos nos prevenir, efetuando uma boa ação agora, do que sofrer com a chegada do inverno”.

Pinheiro Machado
Secretaria responsável: Obras, Viação e Trânsito;
Secretário: Afrânio Azambuja dos Santos;
Extensão de estradas vicinais: aproximadamente 2 mil quilômetros;
Patrulha de máquinas: quatro motoniveladoras; seis retroescavadeiras; seis caçambas;

No município conhecido como Capital da Ovelha, diversos pontos são considerados preocupantes. Todavia, o mais grave é na ERS-608, que liga Pinheiro Machado a Pedras Altas, próximo à localidade conhecida como Rodeio do Colorado. No local, que fica perto da sede da cidade, dezenas de automóveis de grande porte e passeio ficam atolados a cada chuva. O maquinista Antônio Francisco, 52 anos, condutor da motoniveladora da empresa ICCILA, vencedora da licitação para pavimentação da rodovia, mostrou-se decepcionado com a atual situação. “A única coisa que posso fazer é puxar os carros, se atolarem. Isto se repete reiteradas vezes. Somente nesta semana, tive que remover mais de 30 veículos”.

Se autodenominando “técnico e não político”, o secretário de Obras, Viação e Trânsito, Afrânio Azambuja, não teve receio ao indicar quais eram os piores pontos do interior. “A região do Passo do Machado, de Torrinhas, Passo da Olaria e Corral de Pedra são os mais atingidos”, acredita. Azambuja sustenta que tentou subsidiar o trecho da ERS-608, mas o auxílio foi dispensado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Enviamos um ofício informando que poderíamos cuidar daquele ponto, pois estamos tendo muito prejuízo com o deslocamento de servidores para ampararem automóveis atolados. Contudo, foi dito que não era necessário”.

Piratini
Secretaria responsável: Infraestrutura e Logística;
Secretário: Carlos Alberto da Rosa Reyes;
Extensão de estradas vicinais: Aproximadamente 7 mil quilômetros;
Patrulha de máquinas: cinco motoniveladoras; cinco retroescavadeiras; seis caçambas;

Com uma extensão territorial três vezes maior que Pinheiro Machado, e um maquinário praticamente idêntico, Piratini tende a ser um dos mais afetados com o elevado índice de precipitação. Para complicar mais a situação, duas das 16 máquinas encontram-se em manutenção. O fato gera transtornos ao secretário Carlos Alberto Reyes, popularmente conhecido como “Vaquinha”.

O gestor se desanima ao saber que não tem uma máquina para cada distrito. “Temos cinco distritos, e com a motoniveladora que estragou, fiquei apenas com quatro. Não há nem mesmo como enviar uma para cada lugar”. A frustração aumenta ao receber diariamente reclamações de produtores e pecuaristas que, ao pressionarem o poder público para melhores condições de trafegabilidade para o escoamento de produções, acabam culpando Reyes pela situação.

Corede Sul comenta precariedade nas vias

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul), e ex-prefeito do município de Canguçu por dois mandatos, Cássio Mota, comentou brevemente sobre as condições encontradas na Zona Rural da região: “Muitas das 22 cidades que fazem parte do Corede Sul estão sendo prejudicadas pelo clima. Por isto estamos viabilizando meios de subsidiá-las, a fim de diminuir este problema”.

Cideja busca verba para estradas

O atual prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, ainda ocupa o cargo maior do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), formado pelos municípios de Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Pedras Altas, Piratini e Herval. De acordo com Folador, já foi firmada a vinda de R$ 250 mil para cada uma das sete cidades integrantes do Cideja. A verba será utilizada na recuperação de estradas vicinais e municipais.

Além disso, o prefeito anuncia que será pleiteado pelo Consórcio mais recursos do governo federal, visto os estragos causados pelas ações climáticas. “Tentaremos incluir esta causa na Fase 3 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), que será lançado em junho. Para isto, já contamos com o apoio da bancada gaúcha, que previamente demonstrou interesse”.

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