Aramis Latorre: um tratador histórico da ovinocultura brasileira - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Aramis Latorre: um tratador histórico da ovinocultura brasileira

Aramis Latorre: um tratador histórico da ovinocultura brasileira

Share This
Hoje com 83 anos, o tratador uruguaio Aramis Latorre, veio para o Brasil ainda jovem. Aos 16 anos deixou a terra natal e encontrou no Rio Grande do Sul um lugar para chamar de lar. Humilde e bem humorado, é uma figura histórica na ovinocultura brasileira e presença garantida em todas as edições da Feovelha.

Da lida campeira sabe cada detalhe. Mestre Aramis, como é chamado por muitos, Já foi capataz, peão, jardineiro, caseiro, motorista e desempenhou todas as funções da estância. Com uma memória de dar inveja, Latorre lembra que sua primeira participação em exposições de ovinos foi em 1951, há 63 anos, em Uruguaiana/RS.

Eurico Piegas Dias, da Estância da Bolsa, com quem Aramis trabalhava, vivenciaram o inicio e a expansão de um criatório de sucesso na ovinocultura. Desde sua primeira participação em exposições o mestre tratador não se distanciou dos campeonatos. O Rio Grande do Sul inteiro recebeu animais tratados por Aramis, e sempre se destacaram nos campeonatos.  “Nós íamos às feiras de todo o estado e desfilei para quatro presidentes brasileiros. Ainda quando a Expointer era no Menino Deus, em Porto Alegre, desfilei para Getulio Vargas.” Comenta o uruguaio.

Com sorriso largo, Aramis conta que as amizades que fez durante sua jornada são importantíssimas para sua vida.
-Sempre tive o apoio de todos. Hoje muitos dizem que tenho o maior conhecimento de ovinos entre todos. Eu não digo isso, eu digo que faço o que gosto e gosto do trabalho bem feito.  Para mim, trabalhar nessa profissão é um prazer e não um trabalho. Em todas as exposições que eu venho eu procuro ajudar.

Da Feovelha, não faltam histórias para o tratador. Nos 30 anos da feira e festa da ovelha, no Parque Charrua, Aramis também comemora 30 anos de participação. Sempre com o sorriso estampado, é um personagem que marca.  Por onde anda, leva consigo a simplicidade, humildade, dedicação e força do homem do campo, do apaixonado por ovinocultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages