Programa “Mais Médicos” pode ser ampliado - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Programa “Mais Médicos” pode ser ampliado

Programa “Mais Médicos” pode ser ampliado

Share This
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) enviou ao Ministério da Saúde (MS) uma solicitação para que os profissionais do programa “Mais Médicos” sejam autorizados a atender também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos Pronto Atendimentos (PAs), nos finais de semana. Até então, o contrato garante que eles atendam somente nos postos de saúde e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família. O pedido foi enviado ao Governo Federal após reunião no conselho, que ocorreu no dia 13 de fevereiro, em que mais de 70 gestores municipais estavam presentes. A solicitação pede a ampliação da atuação dos médicos do programa, especialmente entre às 19h de sexta-feira e às 7h de segunda-feira. 

Em relação à solicitação, a secretária de saúde de Bagé, Aura Stella Pereira, se mostrou favorável e comentou que o número de médicos deve ser compatível com a necessidade da população. “Quando é caso de urgência ninguém pergunta se o médico é brasileiro ou não”, destaca. Porém, afirmou que a cidade não se encaixaria na situação, já que não tem Pronto Atendimento, e a UPA, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, funcionam através de serviço terceirizado feito pela Fundação Unimed. “Não teríamos perfil para nos encaixarmos na solicitação, pois temos uma equipe que atende em tempo integral. E estamos muito satisfeitos com o trabalho”, salienta. O delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul- CremeRS - da região da Campanha, César Alfeu Iamin de Mello, disse que não pode se posicionar em relação à solicitação, pois o conselho ainda não se reuniu para divulgar um parecer. “Essa notícia é muito recente, o conselho ainda não tem uma posição sobre o assunto”, argumenta. 

O médico acredita que até o final da semana o órgão já possa expedir um parecer. “A direção deve passar alguma coisa por telefone ou correspondência eletrônica nos próximos dias. Senão fizer isso, eu vou procurar saber da decisão”, garante. Apesar de uma possível definição nos próximos dias, o delegado acrescentou que, para que a atuação dos médicos do programa seja ampliada, será necessário fazer modificações na lei que regulamenta o convênio, em que determina o trabalho dos profissionais somente na rede de Atenção Básica de Saúde. “Tem dois aspectos, o das entidades médicas, e o processo jurídico por qual tem que passar”, destaca. Por isso, Mello conclui que por não ser um fato concreto, há a possibilidade das entidades representativas não poderem emitir uma opinião. “Não é nada concreto. É apenas uma sugestão”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages