Presidente da CRM aposta na geração de energia a carvão e eólica - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Presidente da CRM aposta na geração de energia a carvão e eólica

Presidente da CRM aposta na geração de energia a carvão e eólica

Share This
“No Rio Grande do Sul, os projetos de geração eólica e a carvão podem representar a autossuficiência energética, mas também gerar empregos e renda”. Com esta manifestação, o presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, concluiu análise, divulgada nesta semana, sobre possíveis soluções para o atendimento da demanda energética nacional. 

Na manifestação, divulgada no site da Companhia (www.crm.rs.gov.br), Simas lembrou do posicionamento do secretário do Planejamento e Desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, de que na próxima década o Brasil sofrerá um esgotamento da geração hídrica e deverá, assim, buscar elevar a geração a carvão, gás e nuclear. Na avaliação do presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), é temerário apontar a geração nuclear como solução. “Em busca de um modelo limpo, o Brasil apostou todas suas fichas nos reservatórios de hidrelétricas que se mostraram insuficientes e, atualmente, os projetos a fio d'água deixam o sistema menos confiável. 

Apostar na geração nuclear como solução é um equívoco, pois apesar de pouco poluente, em caso de acidentes seus efeitos são devastadores”, frisa, ao lembrar que países como a Alemanha e Japão estão substituindo a geração nuclear pela térmica e eólica devido aos riscos. Simas disse acreditar que a segurança energética passa, inevitavelmente, pela utilização do carvão mineral gaúcho e suas diversas aplicações. Para ele, a gaseificação deverá permitir ao Rio Grande do Sul produzir energia elétrica de forma economicamente sustentável para abastecimento interno e venda, além de oferecer menor impacto ambiental e servir como alternativa até mesmo ao gás natural proveniente do gasoduto Brasil-Bolívia. 

Ele reiterou, ainda, que o consumo energético no Sul do país vem crescendo além da média nacional, devendo aumentar consideravelmente em 2014, com o início das operações na interligação elétrica Brasil-Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages