Ovinocultura: cenário de oportunidades para região da Campanha - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Ovinocultura: cenário de oportunidades para região da Campanha

Ovinocultura: cenário de oportunidades para região da Campanha

Share This
Em fevereiro, retomo a coluna neste prestigiado veículo de comunicação. Neste ano, estamos findando a 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados. Certamente será um ano de muito trabalho e realizações. Desejo a todos os leitores que o ano de 2014 seja coroado de muito êxito. O assunto desta primeira coluna de 2014 é voltado a importante setor para economia do país, em especial no Rio Grande do Sul, que é a ovinocultura, que está em plena retomada. 

No último final de semana, participei da 30ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), realizada no Parque Charrua, em Pinheiro Machado. A feira teve como principal referencial a qualidade genética dos mais de 10 mil animais apresentados. Ainda, neste mês, também irei prestigiar a XXXVI Expofeira de Ovinos de Verão, de Herval, que acontece entre os dias 12 a 16 de fevereiro. Paralelo a este evento, o Parque de Exposições também será palco da Mostra de Gado Leiteiro e credenciadora de equinos Crioulos inéditos. 

A atividade da ovinocultura é, hoje, um dos bons e grandes negócios da pecuária, resultando em um cenário de oportunidades para o produtor e também no que se refere à geração de empregos. O Rio Grande do Sul tem excelente vocação para este setor, com a experiência e conhecimento dos criadores, com a genética de ponta, ótimos rebanhos comerciais, o estabelecimento das plantas frigoríficas na Metade Sul, a valorização e reconhecimento da carne no mercado nacional e internacional, a conciliação da atividade pecuária bovina com a ovinocultura, além da integração com a vitivinicultura. 

O setor é muito bem representado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), com sede em Bagé e presidida pelo criador Paulo Afonso Schwab. Neste sentido, reforço que as feiras são referências no mercado de ovinos no que se trata dos negócios e indicadores, reafirmando, todos os anos, o crescimento da ovinocultura gaúcha e as perspectivas para os próximos anos. Portanto, esses eventos se traduzem em um evento turístico e cultural. É a vitrine para a troca de conhecimentos, confraternização e realização de bons negócios no setor rural, na gastronomia, no artesanato e no comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages