Mulheres destaque na ovinocultura - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Mulheres destaque na ovinocultura

Mulheres destaque na ovinocultura

Share This
Lides campeiras, típicas dos homens, em mãos femininas
Um rebanho de ovelhas preso na mangueira, e o som matraqueiro das tesouras afiadas de esquila, misturadas ao balir das ovelhas, formaram a melodia das canções de infância de Adriane Borges Zimermann. Filha de pequenos produtores do interior do Rio Grande do Sul, logo cedo o que era trabalho, tornou-se brincadeira de criança. Do pai veio os ensinamentos - atar um tento, manear, tirar o velo, fazer um garreio. Aos poucos as mãos delicadas se tornaram precisas e afiadas como as tesouras que se tornaram ferramenta indispensável à vida campeira.
Desde criança acostumada com as lidas, foi campeã de concursos de esquila a martelo competindo com outras mulheres e conquistou o terceiro lugar em uma prova na qual competiu com 12 homens, realizado no município de Bagé. Em 2012, Adriane foi jurada no mesmo concurso que ganhara na Feovelha de 2011 e atualmente participa em diversas capacitações para pecuaristas familiares voltadas à ovinocultura.
"Minha família sempre foi de pecuaristas familiares. Não tinha quem ajudasse meu pai e nós acabávamos fazendo o serviço todo com ele. Nós cuidávamos das ovelhas desde o nascimento até começarem a produzir e uma vez eu comecei a esquilar." lembra.
A história continuou quando montou um grupo com outros esquiladores, que se surpreendiam com a habilidade de Adriane na esquila a martelo. Mulher que conquistou prêmio de destaque na ovinocultura, durante a Feovelha de 2011, já é conhecida por todos que participam da maior feira e festa da ovinocultura no Brasil. "No ano que fui jurada ninguém queria competir comigo e então me convidaram para ser jurada." brinca Adriane.
Ela é mais uma figura ilustre da Feovelha, que ao comemorar 30 anos, é a casa de muitos, onde histórias são contadas e vivenciadas por quem passa por este palco da vida chamado Parque Charrua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages