Mainardi defende necessidade de potencializar cadeia da uva - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Mainardi defende necessidade de potencializar cadeia da uva

Mainardi defende necessidade de potencializar cadeia da uva

Share This
Com a participação do governador Tarso Genro, secretários de Estado e a cadeia vitivinícola da Serra, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, defendeu, na sexta-feira passada, em Bento Gonçalves, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), a necessidade do governo de trabalhar toda a cadeia produtiva da uva. Além de potencializar a produção daqueles que já estão na atividade com mais ou menos condições técnicas e econômicas, ele entende que a Secretaria tem oportunizado, também, ações aos setores que mais precisam. De um lado, comentou que o Estado investe em capacitação de 600 produtores tradicionais de uva e vinho em regiões deprimidas econômica e socialmente. 

Num contrato de R$ 2,2 milhões com a Emater, recursos do Fundovitis, técnicos entrarão nas propriedades para, junto aos produtores, ensinar manejos adequados, verificar a qualidade do solo e das videiras, por exemplo. O trabalho terá duração de dois anos e pretende fazer com que ocorra um aumento na produção e qualidade das uvas. De outro lado, no entanto, lembrou da parceria com as prefeituras de Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado e Santana do Livramento que está incentivando a produção de uvas em assentamentos como forma de diversificar a renda. 

Num primeiro momento, disse Mainardi, 90 famílias vão participar do projeto-piloto. A ideia é criar uma fonte alternativa de renda, além do leite, já tradicional nas pequenas propriedades. A segunda etapa será a construção de agroindústrias nos próprios municípios ou uma cooperativa para todos e agregar valor à produção, produzindo sucos e outros derivados. Ainda com recursos do Fundovitis, que agora são repassados 50% ao Ibravin – antes eram 25% -, há também o olhar para a educação técnica. Em Garibaldi, 30 alunos filhos de viticultores poderão, já este ano, estudar na Escola da Família Agrícola. 

Eles ficam uma semana na escola e outra em casa, levando o conhecimento à propriedade. Isso evita o êxodo rural e qualifica o trabalho da família. Durante a reunião, o governo ouviu representantes de diversos setores da vitivinicultura da Serra e de outras regiões do Estado. Uma das principais solicitações foi de apoio no sentido de desonerações fiscais e mais fiscalização de produtos importados que entram pelas fronteiras com Uruguai e Argentina – temas que têm gerado fortes repercussões no RS, principalmente de produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages