Empreendimento de olivicultura espera colher 30 toneladas de azeitona - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Empreendimento de olivicultura espera colher 30 toneladas de azeitona

Empreendimento de olivicultura espera colher 30 toneladas de azeitona

Share This
por Marcelo Pimenta e Silva

Perto de realizar a terceira abertura de colheita de azeitonas, o Rio Grande do Sul observa um mercado em crescimento voltado para a olivicultura. Seja através de ações desenvolvidas como políticas públicas, como o projeto Olivais do Pampa, ou investimentos privados em municípios como Pinheiro Machado, a atividade começa a ganhar espaço entre as culturas tradicionais na Metade Sul, tornando-se uma alternativa de renda para os produtores. Com um mercado promissor em que o país é o terceiro maior importador de azeite de oliva do mundo, o cultivo de oliveiras cresce no Estado e em outras regiões do Brasil.
Com fatores climáticos e de solo que favorecem para o cultivo da oliveira, investimentos como o de Fernando Rotondo em Santana do Livramento configuram uma nova realidade nos campos da região da Campanha.
Com 10 mil pés plantados, o produtor e engenheiro agrônomo natural de Lima, no Peru, acredita que a colheita – a primeira de seu empreendimento - será de até 30 toneladas de azeitona. Na ocasião, o produtor estará colhendo as variedades que se mostram as mais precoces como Arbequina, Arbosana e Koroneiki. “O rendimento de azeite dependerá muito do comportamento das chuvas no período de colheita, pois ele diminui caso a colheita tenha presença de chuvas. Já as variedades de mesa colheremos menos volume, mas tudo indica que será de ótima qualidade”, ressalta Rotondo, que iniciou a colheita no último dia 9, sendo a primeira safra de azeitonas de mesa.
Há cerca de 10 anos, o produtor pesquisou a região depois de ler trabalhos da Embrapa Clima Temperado e UC Davis (Universidade da Califórnia) sobre zoneamento agroclimático. Conforme Fernando Rotundo, inicialmente, havia um interesse em olivicultura e viticultura, no entanto, depois de enxergar as potenciais limitações da viticultura sobre tudo do ponto de vista de mercado, decidiu-se pela olivicultura. “Durante a primavera e início do verão de 2009-2010, depois de adquirir nossa propriedade e preparar o solo, plantamos 10 mil mudas de variedades aptas para azeite e mesa. Aproximadamente a metade do olival foi desenhada para o plantio de variedades de mesa, especialmente a variedade Manzanilla”, salienta o produtor.
O produtor alerta que para uma boa produção, cuidados devem ser tomados como ajustes no solo. Dessa forma, a correção do solo com calcário e a minimização do teor de alumínio são dois fatores que precisam ser considerados pelos produtores que investirem na olivicultura, segundo Rotundo. O engenheiro agrônomo aponta ainda a necessidade de um sistema de irrigação para complementar a deficiência hídrica em determinados períodos, bem como a escolha de variedades resistentes a geadas tornam-se aspectos fundamentais para o sucesso na olivicultura.
Questionado sobre os desafios para a consolidação da cultura na região da Campanha, Rotundo destaca: “acredito que o bom preparo dado ao solo para torná-lo adequado para oliveiras e os cuidados fitossanitários são os maiores desafios. Temos um ambiente mais úmido que a região ideal, consequentemente, há de se cuidar destes aspectos. As pragas e doenças atacam com maior intensidade. Este é um problema que também ocorre com a produção de uva”, analisa o produtor.
Fernando Rotundo comenta que o ano de 2014 será o primeiro com azeite extravirgem.Tomamos os maiores cuidados para que qualidade e sanidade da fruta produzida e o índice de madurez garantam um Extravirgem legítimo. O mercado do Extravirgem de qualidade no Brasil é um mercado a ser desenvolvido e demandará um grande esforço de educação ao consumidor. O Brasil deveria assumir como prioridade a análise sensorial para evitar que aqui se continuem vendendo azeites organoleticamente defeituosos, como se fossem Extra Virgens. O baixo preço dos azeites rotulados e vendidos como extravirgens, indica ou cria sérias dúvidas sobre a idoneidade da qualidade dos produtos vendidos massivamente no mercado brasileiro”, enfatiza o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages