Apoio à implantação de vinhedos é firmado com três municípios gaúchos - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Apoio à implantação de vinhedos é firmado com três municípios gaúchos

Apoio à implantação de vinhedos é firmado com três municípios gaúchos

Share This
O Projeto Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco Sul da Faixa da Fronteira do Mercosul  foi tema da reunião que aconteceu na última sexta (07). O encontro foi realizado na Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) e contou com a presença de representantes dos municípios de Pinheiro Machado, Candiota e Hulha Negra.
Em um primeiro momento a Professora Gizele Gadotti apresentou a proposta e as suas etapas de execução. De acordo com ela, existe uma necessidade de se conhecer a realidade de cada município, para que deste modo se faça um projeto específico que atenda as necessidades de cada.
Entre as etapas do projeto estão previstos cursos de capacitação de boas práticas para os produtores, os quais seriam indicados pelos municípios. Desta forma, seria realizada uma preparação do agricultor, que passará a conhecer melhor as tecnologias disponíveis, desenvolvendo o conhecimento necessário para o avanço do mercado.
Os vinhedos visam suprir a demanda para a merenda escolar, quarteis, hospitais e etc. A produção deverá ser orgânica, visto que esta cumpriria com a lei da merenda escolar.
Uma das vantagens do projeto citadas pelos representantes é a possibilidade de trazer uma alternativa de diversificação para a produção local, e assim, mudar a realidade da vitivinicultura na região.
A ALM visa manter o acompanhamento do projeto e construir uma cooperação entre os municípios e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para o professor Maurizio Quadro, a Universidade deve agir como protagonista no desenvolvimento da região.
Os municípios devem encaminhar as suas necessidades específicas e a lista de produtores que serão contemplados pelo programa. Estes são dados importantes para elaboração da logística do projeto de apoio a implantação de vinhedos em assentamentos nestes municípios.
Estiveram presentes o Prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, seu Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Carlos Alberto Manzke e o técnico da EMATER/RS, Raul Dalfola. Representando Pinheiro Machado esteve o Prefeito Interino Ronaldo Madruga. De Candiota esteve Débora Cappua, Presidente executiva do CIDEJA.  Representando a ALM estava o Diretor Amauri Barcelos, a Professora Gizele Gadotti e o Professor Maurizio Quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages