A Banca do seu Rodrigues - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
A Banca do seu Rodrigues

A Banca do seu Rodrigues

Share This
Artesão e cuteleiro Juvenal Rodrigues é assíduo expositor da Feovelha.
Duas coisas muito tradicionais são encontradas em uma modesta banca de lona azul, dentro da 30ª Feovelha - Peças em artesanato em couro e facas: muitas facas - das mais simples, de tesoura de esquila as mais sofisticadas com cabos de prata retovados a ouro.
Atrás do balcão um senhor de meia idade, traços fortes e muitas histórias para contar. Guasqueiro e cuteleiro por vocação, Juvenal de Campos Rodrigues, dedica a vida a tirar tentos, fazer cordas e forjar o aço. Peças rústicas sem muitos adornos, assim como o povo gaúcho.
Embora tenha vivido à infância no interior do Alegrete na histórica Serra do Caverá, foi aprender essa arte campeira muitos anos depois, através de amigos, e nunca mais parou. São mais de 30 anos, sovando couro, tirando tentos e trançando. "Para mim a trança de 12 é a mais difícil, pelo fato de ter que se encontrar um couro parelho, do mesmo padrão, além da desquina que tem que ser igual", comenta Rodrigues que tem seus trabalhos expostos na Feovelha há aproximadamente 10 anos, através da Associação de Artesãos de Rosário do Sul.
Todo o esforço de aprender quase que por conta própria esse artesanato tipicamente gaúcho, infelizmente não terá prosseguimento na família Rodrigues. "Tentei passar a técnica para o meu filho, mas não funcionou", comenta.
Mas nem só de cabeçadas, rédeas e rebenques é feita a banca azul de seu Juvenal, naquele espaço com pouco mais de 5 m², um pedaço de nossa história está retratada: adagas da revolução farroupilha, adquiridas de um colecionador particular, misturam-se as facas com bainhas de couro cru - 2 peças que ainda conservam a sua originalidade avaliadas em 3 mil cada. Um fato surpreendente, mas nem tanto comparado a adaga em T, que segundo Rodrigues, foi introduzida no Brasil pelos soldados de Napoleão. De cunho fatal, a adaga em T, era utilizada, por ser uma arma letal. A peça chama atenção pelo seu modelo, com bainha redonda em aço e pelo expressivo valor - 7 mil. Quem quiser peças em couro cru, trançados, facas e um pouco de história precisa conhecer a banca do seu Juvenal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages